Amparo: a capital histórica do circuito das águas



      O Macaco Amarelo resolveu buscar um roteiro que envolvesse cultura e aventura em um só lugar, procurou por todo o canto e encontrou pertinho de Campinas um lugar que reúne tudo isso e mais um pouco, uma cidade chamada Amparo.

       Conhecida como capital histórica do Circuito das Águas, Amparo ainda conta com muitas construções de séculos anteriores. Com suas arquiteturas centenárias a cidade atrai turistas que desejam conhecer um pouco mais da história do Brasil.
      
      Criada em 1816, às margens do Rio Camanducaia a cidade recebe o nome em função de uma capela construída em homenagem à Nossa Senhora do Amparo próxima ao rio. A economia do município iniciou através da preservação de seu patrimônio cultural, histórico e rural, indústria de confecção e as feiras de artesanato. E graças aos esportes de natureza, hotéis-fazenda e pousadas, bares e restaurantes, o turismo da cidade se tornou famoso.

       Com um Parque Ecológico de mais de 26 mil metros quadrados, com trilhas e riachos, exposição permanente sobre meio ambiente e centro de educação ambiental, espaço das carpas e tigres d'água, hidroponia, jardim com aves, observatório astronômico e o Orquidário Dr. Paulino Recch com cerca de 15 mil orquídeas híbridas, Amparo é um paraíso para os amantes da natureza.
 
       E não para por aí, para aqueles que gostam de apreciar uma vista deslumbrante a cidade oferece o morro da Biquinha, local onde de pode ter uma visão panorâmica da cidade. Além disso, no centro da cidade encontra-se a catedral N. Senhora do Amparo, construção em estilo neoclássico, criada por volta de 1850 pelo Barão de Campinas.

       Amparo oferece todo ano um dos melhores carnavais da região, com desfile das escolas, blocos, fantasias, festas e o famoso Banho da Doroti, onde os homens de vestem de mulher para um banho na praça com o caminhão dos bombeiros. E todo mês de julho a cidade realiza o festival de inverno com mais 200 atividades programadas, que inclui música para todos os gostos, dança, teatro, cinema na praça, oficinas educativas e culturais, recreação e lazer para a criançada, além de um palco reservado para a apresentação dos Novos Talentos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário